E-mail

contato@site085.com.br

WhatsApp

(xx) xxxxx-xxxx

Calhau-ApexBrasil
Ceará

FORtaleCE: Nova EEMTI José Leopoldino da Silva Filho oferta tempo integral para jovens no Conjunto Ceará

Com investimento de R$ 13,8 milhões, novo prédio da unidade de ensino foi inaugurado nesta terça-feira (23)Estudantes e professores celebram a entr...

23/06/2026 14h02
Por: Redação
Fonte: Secom Ceará
Fotos: Carlos Gibaja e Helene Santos - Casa Civil
Fotos: Carlos Gibaja e Helene Santos - Casa Civil

Com investimento de R$ 13,8 milhões, novo prédio da unidade de ensino foi inaugurado nesta terça-feira (23)

Estudantes e professores celebram a entrega da nova Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) José Leopoldino da Silva Filho, no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. O Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza realizaram, nesta segunda-feira (23), a inauguração do equipamento. Estiveram presentes o governador Elmano de Freitas; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; a vice-governadora Jade Romero; a secretária da Educação do Ceará, Jucineide Fernandes; entre outras autoridades.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Com investimento de R$ 13,8 milhões, o novo prédio tem capacidade para atender até 1.080 alunos. Atualmente, 565 alunos estão matriculados nas turmas de 1ª, 2ª e 3ª, com toda 1ª série já em tempo integral.

O governador Elmano de Freitas destacou que a unidade amplia a oferta no ensino em tempo integral em Fortaleza. No Ceará, 88% das escolas da rede estadual ofertam a modalidade de jornada ampliada.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Com essa escola, todos os alunos do Conjunto Ceará passam a estudar em tempo integral. É uma conquista muito importante passar o dia na escola, estudando, praticando esportes e cultura, aprendendo uma profissão. Isso dá tranquilidade para a família e para todos nós, com uma juventude mais preparada para o futuro”, enfatizou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Para fortalecer a parceria e beneficiar mais estudantes desde a Primeira Infância, o prefeito Evandro Leitão afirmou que governos municipal e estadual vão autorizar a construção de novos Centros de Educação Infantil ainda esta semana. “Na próxima sexta, nós iremos dar ordem de serviço para a construção de novos CEIs em nossa cidade, fruto dessa parceria”, disse.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Educação que transforma

O novo prédio dispõe de três pavimentos e 12 salas de aula; quatro laboratórios (dos de Informática e dois Multidisciplinares); pátios cobertos; Administração (Secretaria, Coordenação, diretoria, sala de professores/ reunião/multimídia); biblioteca; cozinha/refeitório; auditório com 120 assentos; área coberta com bancos e jardineiras e quadra poliesportiva coberta.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O laboratório de Biologia é o lugar preferido da estudante da 1ª série, Monique Carvalho, de 15 anos. Monique divide a rotina escolar entre os estudos e as atividades como líder de sala e integrante do Grêmio Estudantil.

“A escola é muito acolhedora. Nossos professores sempre nos incentivam, falam sobre vestibular. Eu já estou me preparando para ser aprovada em Biomedicina”, acredita.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Ao entrar na escola para deixar a filha, a vendedora Célia Sousa, 48, relembra o tempo em que foi aluna no antigo prédio da instituição, criada em 1983.

“Eu precisei deixar a escola, fiz até o Ensino Fundamental. Era um tempo mais difícil, não tinha esse apoio que eles têm hoje, com os tablets e o Pé-de-Meia”, diz a vendedora, que está pensando em retomar os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Filha de Célia, Andressa Sousa, 16, está na 2ª série. A jovem, que já é beneficiária do programa federal Pé-de Meia, também vai receber um tablet do Governo do Estado.

Em 2025, a José Leopoldino inscreveu todos estudantes da 3ª série no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E 68 ingressaram no Ensino Superior após aprovação no Sistema de Seleção Unificada ou instituições privadas.

“Essa escola já realizava um excelente trabalho mesmo sem essa estrutura. Agora, os estudantes vão poder realizar os sonhos. É uma conquista feita para eles e por eles”, reforçou a secretária da Educação do Ceará, Jucineide Fernandes.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Ao longo do ano, além da formação e preparação para a universidade, os estudantes participam de projetos pedagógicos, como: Vovô Leopoldo; Pets: eu amo, eu cuido; GCA: grupo de combate à ansiedade; e Amar é Inclusão (com PCDs). O diretor da unidade de ensino é o educador Olavo Falcão Martins.