O Bosque dos Eucaliptos doHospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade daSecretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi palco de uma animada festa junina na manhã desta terça-feira (23). Pacientes e acompanhantes doPrograma de Reabilitação Pulmonarparticiparam da confraternização, organizada pela equipe multiprofissional, com direito acomidas típicas, quadrilha e brincadeiras. A programação também incluiuatividades de educação em saúdee umacontextualização da origem da tradicional festa nordestina.

Para a coordenadora da Reabilitação Pulmonar do HM, a fisioterapeuta Tereza Morano, momentos como esse fazem parte da proposta terapêutica do programa e contribuem para obem-estar dos pacientes.
“O objetivo da Reabilitação Pulmonar épromover autonomia, incentivar a socialização, fortalecer a autoestima e melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes. Mesmo convivendo com uma doença crônica, é possível manter uma vida social ativa e aprender a lidar melhor com a condição. Estamos sempre orientando sobre os cuidados necessários e reforçando a importância da prática regular de atividades físicas”, explica.
O clima junino tomou conta do bosque, que foi decorado com bandeirinhas e balões coloridos. A música e os trajes típicos também deram o tom da festa. Para que tudo acontecesse com segurança, cilindros de oxigênio e oxímetros foram distribuídos em locais estratégicos.

O paciente Antônio Ferreira, de 69 anos, chegou tímido, mas caiu na dança
Acompanhado pelo programa há dois meses, o aposentado Antônio Ferreira, de 69 anos, chegou tímido, mas logo foi convidado a participar da quadrilha improvisada. Diagnosticado comfibrose pulmonar, ele destaca a importância do atendimento recebido no Hospital de Messejana.
“Fiquei muito surpreso com a assistência que encontrei aqui. Vejo diariamente o cuidado e a dedicação da equipe com os pacientes e sou muito grato por isso. A doença não tem cura, mas aqui aprendemos a conviver melhor com ela e entendemos que é possível ter qualidade de vida. Dentro dos meus limites, consegui até dançar quadrilha. Ainda bem que eu vim”, relata.

O Programa de Reabilitação Pulmonar do HM funciona há mais de 25 anos e atende pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose pulmonar, além de pessoas em preparação para o transplante de pulmão ou no período pós-transplante, entre outras condições respiratórias.

Integrando abordagens físicas, emocionais e educativas, o programa recebe pacientes por encaminhamento médico, geralmente realizado por pneumologistas. Após a indicação, os usuários passam por uma avaliação multiprofissional conduzida por fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, enfermeiro, assistente social, nutricionista e psicóloga.
Entre as atividades desenvolvidas estão exercícios de condicionamento físico, sessões de relaxamento, oficinas de trabalhos manuais e treinamentos supervisionados que incluem alongamento, aquecimento, exercícios com halteres, esteiras, bicicletas ergométricas, caminhadas semanais no bosque do hospital e coral.
Sensação
Vento
Umidade




