A medida não irá interromper as atividades que já existem, apenas ampliando o acesso ao esporte
O governador Elmano de Freitas enviou, nesta quinta-feira (25), à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), um Projeto de Lei que trata do termo de fomento e parceria a ser celebrado entre o Governo do Ceará e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O objetivo da parceria é transformar o Centro de Formação Olímpica (CFO) em referência nacional na formação de atletas e paratletas, bem como na realização de eventos esportivos. A medida não irá interromper as atividades que já existem, apenas ampliando o acesso ao esporte.
“Queremos transformar esse Centro em um grande local para o desporto paralímpico brasileiro, servindo a todo país. Teremos uma gestão compartilhada, investimento de acessibilidade. Tive o prazer de conhecer o equipamento que o Comitê tem em São Paulo e o que vamos ter aqui no Ceará é algo muito assemelhado. Teremos um grande Centro, com muito orgulho de ser no Ceará, para servir o desporto paralímpico brasileiro”, destacou o governador Elmano de Freitas.
O CPB é uma instituição reconhecida internacionalmente pelo êxito na promoção e desenvolvimento do esporte de alto rendimento e do paradesporto. O Comitê também possui ampla experiência na gestão de programas esportivos, formação de atletas e projetos voltados à inclusão de pessoas com deficiência no esporte.

Presidente do CPB, José Antônio Freire, comemorou a iniciativa. “Essa parceria é uma maravilha. É um centro que tem quase as dimensões do centro que temos lá em São Paulo. A gente vai utilizar com muitos eventos, onde a gente pode atender as pessoas com deficiência, a comunidade, com grandes campeonatos a nível de Brasil. Hoje é um dia de muita alegria e esse local será um instrumento para as pessoas com deficiência utilizar usando o esporte como inclusão. Só tenho a agradecer ao Ceará por essa parceria”, comentou.
A iniciativa, portanto, prevê ações conjuntas para ampliar as oportunidades de acesso à prática esportiva, fortalecer a formação de atletas e paratletas, incentivar o surgimento de novos talentos, potencializar a realização de eventos esportivos de grande porte e consolidar o Estado do Ceará como referência nacional.

O titular da Sesporte, Rogério Pinheiro, agradeceu o apoio do governador Elmano de Freitas em todo o trâmite. “É um dia histórico para o desporto do Ceará e do país. Hoje o Ceará se alia ao que há de melhor e da mais competente instituição do paradesporto no Brasil. Todo o desporto nacional ganha com isso. Dobramos o investimento no equipamento, vamos aumentar a capacidade de atendimento, mantendo toda a estrutura e atendimento que já realizamos dentro do CFO. O esporte cearense está muito feliz”, concluiu.
Sensação
Vento
Umidade




