Os estudantes autores das produções textuais mais bem avaliadas no concurso de redação “Enem Chego Junto, Chego a 1.000” foram homenageados nesta quarta-feira (10), durante cerimônia realizada em Fortaleza. Na ocasião, 23 finalistas — representantes de cada Regional do Ceará — receberam um smartphone como premiação, enquanto os três primeiros colocados também foram contemplados com um notebook. O certame tem como objetivo incentivar a produção de textos dissertativo-argumentativos e fortalecer as habilidades dos alunos da rede pública estadual para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa é desenvolvida em parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e a Fundação Demócrito Rocha (FDR).
Esta foi a 7ª edição do concurso, que contou com o envio de 66.032 redações ao todo, entre as quais, 14.360 concorreram efetivamente à premiação, por terem tratado sobre o tema sorteado: “O professor brasileiro: combate ao adoecimento mental e físico dos profissionais da educação”.

O texto vencedor é de autoria de Nayon Duarte Vieira, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Wellington Belém de Figueiredo, situada em Nova Olinda.
“Estou me sentindo muito feliz, ainda processando a informação de que saí como vencedor desta competição tão bonita. Aproveito para parabenizar a organização do evento, que para mim foi inspirador”, ressalta o jovem.
Leia a redação vencedora na íntegra
O concurso também premiou com um smartphone os professores orientadores dos alunos que ficaram nas três primeiras colocações. Nayon foi orientado pela professora Iva Félix Pereira de Melo.

A redação que ficou em 2º lugar foi escrita pelo estudante Robson Diêgo Costa Gustavo, da EEEP Doutor José Alves da Silveira, em Quixeramobim, orientado pela professora Ana Virgínia Domingos de Oliveira. A 3ª colocação ficou com o texto elaborado pela aluna Cailane Araújo Monteiro, Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó, em Fortaleza, com orientação da professora Rafaelle de Oliveira Vieira.

O secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos da Seduc, Helder Nogueira, destaca a importância do concurso como instrumento de inclusão, protagonismo estudantil e fortalecimento da escrita entre os jovens da rede pública estadual.
“O Enem Chego Junto, Chego a 1.000 representa muito mais do que uma competição: é uma política que amplia oportunidades, valoriza talentos e fortalece a voz dos nossos estudantes. Quero agradecer por essa construção que realizamos juntos, a cada ano letivo. Meu reconhecimento às nossas 23 Regionais aqui representadas e a todo o time da Seduc que se dedicou para tornar este concurso possível. A parceria com a FDR já é uma realidade consolidada na nossa rede, e seguiremos juntos na continuidade desse sonho, que é construído de forma coletiva”, enaltece.

A presidente do Grupo de Comunicação O Povo, Luciana Dummar, valoriza o trabalho desenvolvido pelas escolas da rede pública estadual cearense. “Em cada parte desse estado, tem escolas que produzem leitores e escritores de sucesso. Quando estou aqui, me encho de alegria e esperança. O Ceará trabalha sério com a educação”, frisa.
Todos os autores que participaram do concurso receberão certificado de menção honrosa, e todas as escolas da rede pública estadual receberão exemplares do livro “Redação Enem: chego Junto Chego a 1.000” – edição de 2025, que em breve será publicado pela Fundação, contendo as 23 produções textuais premiadas nas etapas regional e estadual.
O Concurso de Redação Enem Chego Junto, Chego a 1.000 ocorre em três fases: escolar, regional e estadual. Cada unidade de ensino indica uma redação para participar da etapa seguinte. Em seguida, as equipes de avaliadores das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) elegem uma das produções textuais para representar a Regional na etapa estadual.
Crede 1: Otávio Falcão Cavalcante Barros
Escola: EEEP Professora Alda Façanha – Aquiraz
Crede 2: Valeria Rodrigues Alves
Escola: EEM Anastácio Alves Braga – Itapipoca
Crede 3: Tamires Maria dos Santos Gomes
Escola: EEMTI Prefeito José Maria Monteiro – Itarema
Crede 4: Francisco Matheus Nascimento dos Santos
Escola: EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa – Camocim
Crede 5: Jamilly Batista de Oliveira
Escola:EEEP Deputado José Maria Melo – Guaraciaba do Norte
Crede 6: Yara Bianca de Sousa
Escola: EEMTI Doutor José Euclides Ferreira Gomes Júnior – Sobral
Crede 7: Antônio Luan Tavares da Silva
Escola: EEM Frei Policarpo – Canindé
Crede 8: Jhoão Ghabryel Farias Ferreira
Escola: EEEP Doutor Salomão Alves de Moura – Aracoiaba
Crede 9: João Gabriel do Carmo Gomes
Escola: EEMTI Maria Dolores Alcântara e Silva – Horizonte
Crede 10: José Mardilson Costa de Souza Júnior
Escola: EEEP Lúcia Baltazar Costa – Limoeiro do Norte
Crede 11: Giulia Melissa Junqueira de Lima
Escola: EEMTI Deputado Joaquim de Figueiredo Correia – Iracema
Crede 12: Robson Diêgo Costa Gustavo
EEEP Doutor José Alves da Silveira – Quixeramobim
Crede 13: Maria Eduarda de Mesquita Soares – EEEP Maria Madeiro Dias – CREDE 13 – Monsenhor Tabosa
Crede 14: Taise Pinheiro Almeida
Escola: EEMTI Joaquim Josué da Costa – Irapuan Pinheiro
Crede 15: Marcos Ryan Alves Silva
Escola: EEMTI Maria das Dores Cidrão Alexandrino – Tauá
Crede 16: Luana Geovana Araújo Gomes
Escola: EEMTI Liceu Doutor José Gondim – Iguatu
Crede 17: Ingrid Pereira Flôr
Escola: EEEP Professor Miguel Porfírio de Lima – Icó
Crede 18: Nayon Duarte Vieira
Escola: EEEP Wellington Belém de Figueiredo – Nova Olinda
Crede 19: Suellen Alves Anastácio Bezerra
Escola: EEEP Professor Moreira de Sousa – Juazeiro do Norte
Crede 20: Denise da Silva Araújo
Escola: EEM Padre Amorim – Missão Velha
Sefor 1: Cailane Araújo Monteiro
Escola: Colégio da Polícia Militar do Ceará Coronel General Edgard Facó – Fortaleza
Sefor 2: Laisa de Lima
Escola: EEEP Maria José de Medeiros – Fortaleza
Sefor 3: Maria Eduarda Nogueira Valério
Escola: EEEP Darcy Ribeiro – Fortaleza
Sensação
Vento
Umidade




