A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (18), a Etapa Estadual da Maratona Cearense de Matemática 2025, em Fortaleza. Durante o evento, as 10 escolas finalistas e seus respectivos times participaram de uma avaliação presencial que definiu os vencedores do certame. Na sequência, foi feita a cerimônia de premiação que reconheceu os melhores trabalhos do estado.
Ao todo, 137 escolas participaram ativamente do processo e inscreveram 14.688 estudantes na Maratona. Cada unidade de ensino contou com um professor orientador, que acompanhou e articulou a atuação dos estudantes ao longo de todas as etapas da competição.
Nesta última fase, os professores de cada escola finalista apresentaram um projeto pedagógico em matemática, ao passo em que cada time de alunos fez a resolução colaborativa de 10 questões e participou de cinco desafios/jogos matemáticos. A soma da pontuação do projeto da escola mais o desempenho do time definiu o ranking final e a premiação.

Foram premiados os três primeiros colocados. A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Deputado José Walfrido Monteiro, de Icó, foi a vencedora. Em segundo lugar ficou o Colégio da Polícia Militar do Ceará Coronel Hervano Macedo Júnior, de Juazeiro do Norte. E a terceira colocada foi a EEEP Sandra Carvalho Costa, de Jijoca de Jericoacoara.
Conheça ostimes finalistas da Maratona Cearense de Matemática 2025

A estudante Rafaela Lima, da EEEP Deputado José Walfrido Monteiro, destaca a Maratona como uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e de vivenciar novas experiências de aprendizagem. “A maratona, assim como as demais olimpíadas, nos permite mostrar o que aprendemos. A matemática pode nos levar a caminhos que muitas vezes nem imaginamos. Esta é uma nova experiência na minha vida, e esses momentos de aprendizado e convívio ficarão eternizados na minha memória”, pontua.

O professor de matemática Pedro Henrique, orientador da equipe campeã, evidencia o trabalho desenvolvido pela unidade de ensino.
“Nossa escola tem uma forte tradição na participação em olimpíadas do conhecimento e, ao longo da Maratona, os estudantes foram desafiados em diferentes etapas e atividades. Como professor de Matemática e orientador da equipe, apresentei o projeto de recomposição das aprendizagens da 3ª série, que orienta nosso trabalho pedagógico. Para nós, é motivo de grande orgulho integrar a educação pública do Ceará, comprometida com a formação integral dos estudantes. É uma honra fazer parte desse time”, observa.

O secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos da Seduc, Helder Nogueira, ressalta o compromisso da rede estadual com a valorização das potencialidades presentes em cada escola.
“A principal tecnologia capaz de gerar qualidade para a educação do Ceará nasce dentro das nossas próprias escolas, a partir do trabalho que é desenvolvido diariamente. A Maratona Cearense de Matemática materializa esse princípio. Mais do que celebrar o êxito de poucos, a iniciativa reafirma o compromisso da educação pública com a equidade. Queremos que todos avancem, garantindo que nenhum estudante fique para trás”, salienta.
Para a escola vencedora, a premiação foi de smartphones e medalhas para o professor orientador e para os oito estudantes da equipe, além de troféu para escola. Para a segunda colocada, o prêmio correspondeu a smartwatches e medalhas para o professor orientador e para os oito estudantes da equipe, além de troféu para escola. E para a classificada em terceiro, a bonificação foi de fones de ouvido e medalhas para o professor orientador e para os oito estudantes da equipe, além de troféu para escola.
Ademais, todos os participantes da Etapa Estadual receberam certificado de finalista.

A Maratona Cearense de Matemática organiza-se em três etapas, que estruturam o percurso formativo e competitivo dos estudantes ao longo do ano. A primeira delas é a Etapa Escolar, da qual participaram todas as escolas aderidas e seus estudantes inscritos. Ao fim desta fase, foram formados times maratonistas com os oito melhores estudantes de cada escola, formando um total de 74 escolas e 3.218 estudantes que passaram à Etapa Intermediária. A partir dos resultados alcançados nesta fase, avançaram para a Etapa Estadual (final) as 10 escolas e os 80 estudantes melhor pontuados.
Sensação
Vento
Umidade




