Em alusão ao período natalino, oHospital Regional Norte (HRN), unidade daSecretaria da Saúde do Ceará (Sesa)em Sobral, realizou, na última segunda-feira (22), uma ação especial na Clínica Obstétrica. Mães, pais e recém-nascidos fizeram parte de um presépio vivo. As famílias se caracterizaram como Maria, José e Jesus, promovendo um momento de acolhimento e humanização.
Maria Thais Rodrigues dos Santos, 23 anos, ao lado da filha recém-nascida, Maria Cecília Rodrigues, e do companheiro, Luciano Filho, participou do momento simbólico e dos registros fotográficos. Para a mãe, a experiência ficará marcada na memória da família. “Foi um momento lindo representar aSagrada Famíliacom o meu companheiro e a nossa primeira filha. O Natal já é um período cheio deamor e esperança, e este vai ser ainda mais especial por ser o primeiro com minha filha em meus braços”, relatou.

Com uma gestação de alto risco, Maria Thais foi internada no HRN no dia 20 de dezembro, após apresentar dores. Posteriormente, foi submetida a uma cesariana, e a bebê nasceu sem intercorrências. Mãe e filha evoluíram bem durante a internação e já contam com previsão de alta.
A paciente destacou a qualidade da assistência recebida durante todo o acompanhamento. “Desde o pré-natal de alto risco até o parto e o pós-parto, me senti muito segura. A equipe esteve sempre presente, me orientando e cuidando de mim e da minha filha com muita atenção. O acompanhamento foi excelente em todos os momentos”, afirmou.

Bebês foram colocados em “manjedoura” para as fotos de Natal

Idealizada pela coordenação de enfermagem da Clínica Obstétrica, a ação integra as iniciativas de humanização desenvolvidas pela unidade. Para a coordenadora de enfermagem, Michelle Prudêncio, o período natalino reforça esse cuidado. “A humanização faz parte da nossa assistência e está presente em cada etapa do cuidado. O Natal simboliza acolhimento e esperança, e levar esse sentimento para dentro da maternidade contribui para tornar a experiência de internação mais leve e significativa para as famílias”, destacou.
Sensação
Vento
Umidade




