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Saúde

ESP/CE capacita novas turmas de profissionais de saúde para comunicação em situações críticas

Cerca de 80 alunos foram contemplados pela iniciativa ao longo deste mês A Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) segue a...

19/09/2025 16h06
Por: Redação
Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Cerca de 80 alunos foram contemplados pela iniciativa ao longo deste mês

A Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) segue avançando na qualificação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para o acolhimento e o cuidado humanizado a famílias de pacientes em condições delicadas.

Neste mês de setembro, mais quatro turmas do Curso Básico de Comunicação em Situações Críticas foram capacitadas pela instituição de ensino, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O ciclo de aprendizagem ocorreu nos dias 5 e 6, em Fortaleza, contemplando cerca de 80 profissionais de nível superior de diversas partes do estado que assistem doentes com risco de vida e participam, direta ou indiretamente, do processo de doação de órgãos e tecidos para fins de transplantes. A estrutura metodológica foi desenvolvida pela Organização Nacional de Transplantes da Espanha (ONT).

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Residente em Medicina Intensiva, com atuação no Instituto Doutor José Frota (IJF), Kétling Laís Konzen (foto), 27, foi uma das alunas. A profissional nasceu em Santa Catarina (SC), graduou-se no Rio Grande do Norte (RN) e, agora, desenvolve novas habilidades e competências na capital cearense.

Para ela, que lida diariamente com a comunicação de situações difíceis a familiares, o curso oportunizou a ampliação de inúmeros conhecimentos. “Apesar de o senso comum dizer que todos sabem se comunicar, vemos diariamente situações que poderiam ser evitadas com uma comunicação mais efetiva. Sei que o curso será de grande importância, a partir de agora, pois trabalho em UTI, um ambiente no qual a comunicação é essencial para assegurar o melhor cuidado ao paciente, alinhando equipe multidisciplinar, outras especialidades médicas e, também, a comunicação com os familiares; seja para melhor compreensão do quadro ou para más notícias”, destacou.

Ficha técnica

Com carga horária de oito horas, o projeto educacional abordou temáticas como os sentimentos e comportamentos diante da perda; a postura adequada diante do processo de comunicação e doação; a relação de ajuda; a escuta ativa; as estratégias e habilidades comunicativas para desenvolver um comportamento profissional eficaz, entre outros.

Segundo a enfermeira líder da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Santa Isabel de Blumenau (SC) e uma das professoras, Aline Ghellere Pavei, os discentes desenvolveram, durante as aulas, técnicas de relacionamento interpessoal. “Eles aprenderam a melhorar a relação com a família por meio do entendimento e do acolhimento, colocando-a em uma condição emocional para oferecer a possibilidade de uma possível doação. São habilidades que conduzem a uma comunicação mais eficaz, baseada nos pilares da relação de ajuda: empatia, respeito e autenticidade”, enfatizou.

As quatro turmas do curso foram conduzidas por outras três instrutoras: a enfermeira e coordenadora hospitalar de transplantes da OPO do Hospital Santa Isabel de Blumenau (SC), Charlene da Silva; a médica e coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará (Cetra), Eliana Barbosa; e a enfermeira e coordenadora da equipe de enfermagem da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do IJF, Aline Braga.

De acordo com a Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da ESP/CE, nos últimos cinco anos, aproximadamente 300 alunos foram certificados pela iniciativa.