As ações da política pública de inclusão digital e educacional, por meio da entrega de tablets, continuam em todo o estado. Nesta sexta-feira (10), o Governo do Ceará distribuiu 467 tablets a estudantes do 1º ano do Ensino Médio do município de Paraipaba. Participaram da cerimônia o governador Elmano de Freitas; a secretária da Educação, Eliana Estrela; a prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino, e outras autoridades.
O governador Elmano de Freitas destacou a importância da iniciativa para ampliar as oportunidades dos estudantes da rede pública cearense. “Tenho um orgulho muito grande dessa juventude, por tudo o que esses estudantes têm feito e representado para o Ceará. Graças a eles, temos o terceiro melhor Ensino Médio do Brasil. Esse tablet é mais um tijolinho para que tenham melhores condições de construir seus sonhos”. Em 2024, 295 estudantes de escolas de Paraipaba foram aprovados no ensino superior.

“Eu tenho o sonho de me formar em Estética e abrir minha própria clínica. É assim que me vejo: uma boa profissional no futuro”, contou Ana Paula. A estudante destacou como o tablet vai ajudá-la nessa jornada. “Esse tablet vai ajudar muito, porque facilita o nosso acesso aos estudos. Não temos muitas condições, então ver que o Governo do Estado está investindo na gente é muito bom”, afirmou.
Em todo o Ceará, estão sendo distribuídos 109.396 tablets com conectividade a estudantes da 1ª série do Ensino Médio, com um investimento de R$ 49,1 milhões. Ao discursar, a secretária da Educação, Eliana Estrela, ressaltou a importância dessa ação e do papel da escola como suporte para a realização dos sonhos dos estudantes.
“O Governo do Ceará investe cada vez mais em educação, reforçando o compromisso e a dedicação a essa área tão importante. Isso é acreditar nos sonhos e no potencial dessa juventude maravilhosa”, destacou a secretária. “Esse é um equipamento fundamental, que vai oferecer mais condições e possibilidades aos estudantes. Além disso, permitirá que sonhem, pois a escola é o lugar dos sonhos e de torná-los realidade”, complementou.

Dirigindo-se aos estudantes, Eliana Estrela pediu que acreditassem em seu próprio potencial. “Agarrem-se a esse sonho, acreditem em vocês, ingressem na universidade, abram seu próprio negócio. O sonho é de cada um, mas estaremos aqui como suporte para realizá-lo”.
Ariana Aquino, prefeita de Paraipaba, destacou a importância da inclusão digital e da parceria com o Governo do Ceará. “Estamos vendo aqui uma política pública de inclusão digital. Isso é muito importante, porque muitas vezes pensamos que todo mundo tem um celular ou um computador hoje em dia, mas ainda há quem não tenha esse acesso. Essa ação é fundamental para os nossos jovens e suas famílias”, pontuou. “Agradeço ao Governo do Ceará por essa parceria, que tem trazido transformações para a nossa região do Vale do Curu”, completou.

Sara Menezes, de 15 anos, comemorou a chegada dos tablets para os estudantes da 1ª série.“O tablet é um instrumento para abrir o mundo; com ele, podemos pesquisar, aprender e crescer. Para muitos que não têm acesso à internet, a busca pelo conhecimento não é fácil, mas o investimento do Governo do Ceará em ferramentas como essa amplia nossas oportunidades”, afirmou Sara.

A estudante também agradeceu ao Governo do Ceará. “Esse dia vai ficar na memória, porque é mais do que um gesto: é um voto de confiança em nós, nos nossos sonhos e na força que temos para ir além”, complementou.
Para Daniel Andrew, de 15 anos, a inclusão digital vai além dos estudos: o tablet também terá um papel importante na busca por direitos. “Isso vai além do estudo: com ele, podemos pesquisar sobre nossos direitos, entender diversos assuntos e participar de campanhas de combate à violência. Para mim, que faço parte da comunidade LGBTQIA+, isso é muito importante”, declarou o estudante.

Durante a visita a Paraipaba, o governador também vistoriou as obras do novo prédio da EEEP Flávio Gomes Granjeiro, com execução de 60% e investimento superior a R$ 16,3 milhões. A previsão de conclusão é para o início de 2026.

Quem tem trabalhado arduamente na obra é o morador de Paraipaba, Marcos Soares. Com dois netos, ele espera vê-los estudando na escola que ajudou a construir. “Quero que meus netos estudem aqui, porque estamos construindo esta escola para a juventude”, destacou o trabalhador. “A educação é o caminho, e tenho orgulho de fazer parte disso”, finalizou.
Sensação
Vento
Umidade




